O Design de TCC e Sua Estrutura

O Design de um TCC

Predomina entre a maior parte da população o conceito errôneo sobre a definição real do que é Design, limitando em si esta ampla área. Você pode ser uma porcentagem das pessoas que conhecem este ramo e ainda pode se perguntar, o que Design tem em comum com TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?

Ambos têm uma grande aproximação ou por assim dizer familiaridade, tanto o Design quanto o TCC procura resolver um problema, existe um determinado ponto que entra em questão e ao mesmo tempo deve ser resolvido.

Segundo Alexandre Wollner um dos fundadores do design aqui no Brasil, ele afirma que o design é um projeto o que nos leva a outra questão, o que é um TCC?

O TCC é um trabalho, um projeto de conclusão utilizado para avaliação final de um determinado curso podendo ele ser superior ou não, é empregado a forma dissertativa mostrando aos orientadores o envolvimento do aluno ao campo da pesquisa científica sendo de caráter obrigatório.

Um problema chamado TCC

O TCC é considerado o primeiro design ou como aprendemos o projeto de pesquisa de uma pessoa, é um tipo de prova pela qual todos que desejam graduar-se precisam passar. Mesmo diante de tudo o que esses alunos presenciaram em sua vida acadêmica o trabalho de conclusão é enfrentado por alguns como um grande desafio lançado, tornando-se muitas vezes em experiências traumatizantes.

Sistema de produção de um TCC

Mais o que esses acadêmicos não sabem é que o TCC segue nada mais, que um sistema de produção seriada que demanda de uma padronização, onde cada tópico se completa passando assim a informação desejada.

Assim como o design, o TCC trata-se de uma tarefa estratégica aplicada na forma técnica mais de maneira criativa onde é orientada por uma intenção ou para resolução de um problema.

Estrutura de um TCC

A aparência de um TCC torna-se mais clara quando sabemos quais os elementos necessários para estruturação do projeto, sendo assim segue abaixo a formatação destes itens estruturais:

design

Dentre os elementos citados acima é importante detalhar algumas observações:

  • No caso dos elementos pré-textuais as páginas participam do numero de contagem mais não são paginadas devem figurar nas primeiras folhas do artigo;
  • Elementos textuais e pós-textuais participam da contagem do número de páginas e são paginadas, no elemento textual temos a parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, e no desenvolvimento os resultados e a discussão abordada.

E para você aprender a fazer um tcc passo a passo e em uma semana nós recomendamos o curso tcc sem drama do mestre Amilton Quintela, onde você além de fazer rápido vai aprender a deixar com um design bonito através dos software usados no programa do curso.

Finalidade de um TCC

O objetivo de um TCC é através de sua aprovação graduar um aluno e habilitá-lo para obtenção de um diploma do curso trilhado, trata-se de uma etapa acadêmica obrigatória. A finalidade de sua elaboração é Idealizar, Criar, Desenvolver, configurar, conceber e especificar a solução de um determinado problema.

O trabalho de conclusão, assim como o Design é uma forma de comunicar uma ideia ou um conceito usando alguns processos citados acima, o importante é que a mensagem comunicada precisa ser interpretada da mesma maneira por todos os leitores.

2 pensamentos em “O Design de TCC e Sua Estrutura

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *